-
Arquitetos: CINARK, RØNNOW LETH & GORI
- Área: 22 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Sandra Gonon, Kim Høltermand, Jens Lindhe, Hampus Berndtson
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de Tijolos e Palha é um pavilhão construído como parte da iniciativa "Construção Habitacional de 4 para 1 Planeta - Arquitetura da Próxima Geração" pelas duas fundações dinamarquesas Realdania e Villum Fonden. A iniciativa tem como objetivo explorar e desenvolver uma técnica de arquitetura para que possamos construir com uma pegada de carbono significativamente reduzida.
A iniciativa culminou durante o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA em Copenhague em julho de 2023, onde foram construídos três pavilhões para ilustrar os três conceitos diferentes. O Pavilhão de Tijolos e Palha é uma colaboração entre RØNNOW LETH & GORI e CINARK - Centro de Arquitetura Industrializada.
A base do projeto Thatched Brick é uma investigação dos materiais de construção tradicionais argila e junco para desenvolver uma nova forma de construir de maneira mais sustentável. Ao combinar tijolos e palha, obtém-se uma estrutura extremamente robusta que pode ser utilizada em diversos projetos habitacionais de vários andares.
A investigação se baseia na cultura de construção histórica dinamarquesa e nas tradicionais e orgulhosas tradições de artesanato, buscando desenvolver ainda mais uma técnica de construção que se projeta para o futuro em um momento em que precisamos ser capazes de construir com uma pegada de carbono significativamente reduzida.
Thatched Brick é um sistema de construção que possibilita uma construção respirável e de apenas um material que atende aos padrões da indústria em relação à resistência, isolamento, proteção contra incêndio, etc.
A estrutura é feita de blocos que, por si só, são isolantes. Na parte externa, a parede é revestida com elementos de palha pré-fabricados, que acrescentam proteção contra intempéries e isolamento adicional à construção.
O tijolo como material é muito durável e construções feitas de tijolo podem durar várias centenas de anos - nesse sentido, o tijolo não incentiva a desmontagem, mas o uso contínuo e a reutilização no mesmo local. No entanto, os elementos de palha e o restante da fachada têm uma vida útil mais curta do que o tijolo. Entretanto, são facilmente acessíveis para manutenção, reparo, desmontagem e alteração conforme necessário.
Através do sistema de construção exposto, o pavilhão transmite silenciosamente a vida útil dos materiais de uma maneira que pode ser compreendida logicamente e experimentada sensualmente.